Instituto Zofia de Proteção Animal
e Preservação Ambiental de Maricá
Maricá/R.J. - Brasil
AFILIADA DA


MARICÁ
CAMPANHAS
O nome Zofia (Sofia em polonês) foi escolhido como homenagem a uma das maiores protetoras de animais, que dedicou toda sua vida a causa. O Instituto surgiu a partir da união de um grupo de pessoas que desenvolve, há mais de vinte anos, ações de assistência a animais de rua no município de Maricá.
In Memoriam
de Zofia Zuzanna Matysiak

O Instituto Zofia é uma sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos, com foro no município de Maricá, fundada em 25 de Maio de 2002, que tem como compromissos fundamentais a proteção e defesa dos direitos dos animais e a preservação ambiental.


O Instituto Zofia não é um abrigo, é um grupo que sobrevive graças ao que seus integrantes fazem e doam para a causa. Contamos também com o suporte técnico da WSPA, cuja missão é construir um movimento global de proteção animal, sendo que através de uma mobilização constante para a criação e aplicação de leis específicas de proteção aos animais, atua junto a governos e principais tomadores de decisão, visando mudanças de práticas e a criação de novas leis para proteger e melhorar o bem estar animal.

Como nossa região apresenta altos índices de utilização sacrificante de animais para o trabalho, caça a animais silvestres, atos de desrespeito ao meio-ambiente, além do surpreendente número de abandono de animais domésticos nas ruas, a criação do Instituto veio a atender a demanda local de uma estrutura organizada que pudesse atuar tanto de forma preventiva, abordando o caráter social e educacional da questão, quanto de forma direta e/ou juridica no combate aos problemas já existentes.

HISTÓRICO:

Uma enorme quantidade de seres humanos em Maricá, cuidam em suas próprias casas de dezenas ou centenas de cães e gatos, vira-latas, mestiços ou de raça, que pelas razões mais bárbaras ou absurdas do destino, acabaram vindo parar em suas mãos. Essas pessoas são em maioria absoluta humildes, pais e mães de família, trabalhadores que alem da vida já apertada por problemas diversos, ainda encontram pelas ruas, toda sorte de desgraça na forma de animais abandonados.
Eles estão desesperados...

O poder público não consegue sequer dar a atenção necessária ao bicho-homem, que dirá então para os somente bicho... Resta ao verdadeiro Ser Humano, encontrar algum meio de amenizar o problema. Estamos fazendo a nossa parte, tentando levantar meios de sobrevivência para mais de 2.000 animais desvalidos. Não existe ninguém com condição de abrigar mais algum, não existe alimento na maioria desses locais, não existe respeito para esses seres humanos desesperados.


Desespero e falta de respeito, vejam imagens clickando aqui.


MITOS E VERDADES que você precisa saber antes de pedir "ajuda" a um protetor, veja clickando aqui.

CONTATOS
Se você não faz parte da solução, faz parte do problema.

Quer entrar para o grupo dos que não podem mas fazem? Faça contato com zofia@marica.com.br
O Instituto Zofia não tem condições de resolver todos os problemas das pessoas, mas presta esclarecimentos de como resolver os problemas dos animais.

Ajude a combater a superpopulação e o abandono: procure um veterinário e castre seu cão ou gato, machos e fêmeas!
~ o ~
Mensagem de Isabel
COCKER SPANIEL PERDIDA EM ITAIPUACU
- Minha cadela cocker spaniel, cujo nome é baby, de cerca 3 anos de idade fugiu de nossa casa em itaipuacu no inicio deste mes de Setembro 2010.
A pessoa que toma conta de nossa casa e caes, nao contou a ninguem do desaparecimento pois tinha esperancas de que ela aparecesse, mas duas semanas se foram e ela nao apareceu. Se voce ou alguem tiver noticias da Baby, por favor me contate. iclksl@gmail.com
Vejam mais imagens clickando aqui.
Mensagem de Camila - 11/11/2010
CACHORRINHA PERDIDA
- Por Favor, perdemos nossa cachorrinha, ela é preta com uma macha branca no peito, no dia que fugiu estava usando uma coleira do tipo anti-pulgas bege, é vira-lata e atende pelo nome de Bell, nas imediações da rua 41, Guaratiba, qualquer informação, por favor entrem em contato pelo telefone 26481444, 22886080, 78232480, liguem mesmo a cobrar ou pelo email marins.mila@hotmail.com. Oferecemos recompensa! Ela é muito Importante para nós!!

Mensagem de Romilda de Campos Ramos

FWD: BOXER PERDIDA EM ITAIPUAÇU - PROCURA-SE
- Boxer fêmea de 3 anos marron e branca fugiu do Recanto de Itaipuaçu, atende pelo nome de Kali, seu dono está muito abalado.
PAGAMOS RECOMPENSA! Tels. 7861-1682 ou 9678-9577. Se alguém souber favor entrar em contato. ) Ela fugiu no inicio de Junho/2010 perto do Recanto e foi vista no centro de Itaipuaçú. Alexandre Bretas da Silva alexandre.bretas.silva@gmail.com
Mensagem de Daisy do Condado # 2010
LEIA COM MUITA ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!! Apelo de um cão de rua: "Procuro um dono de raça,e não um dono vira-lata". Esse cão está no meu portão. Ele é muito carinhoso, não posso nem sair de casa .Ele me acompanha até a estrada, fico com medo que ele vá para o asfalto e morra.
OBS:
repasse esse e-mail para seus amigos que realmente gostem de animais. Por favor esse cão é muito carinhoso, e está no Condado. Contato daisy_paulino@hotmail.com
Vantagens da Castração em cães e gatos
Fêmeas
· O cio deixa de ocorrer e consequentemente não há mais sangramento;
·
 A fêmea deixa de atrair machos e procriar;

·
 Diminui o risco de câncer das mamas e
elimina o câncer de útero;
·
 O animal fica mais tranquilo;
· Livra o animal da Piometria (infecção no útero), que atinge em média 60% das cadelas não castradas e cujo tratamento inclui a castração;
· Não, as fêmeas não engordam depois da castração. Em 30% dos casos o apetite aumenta, mas se a ingestão de alimentos for controlada após a cirurgia esse problema tende e diminuir;
· Castrando a partir de 2 meses de idade (antes da puberdade), cadelas e gatas reduzem em 90% as chances de terem câncer de mama. A recuperação é mais rápida (filhotes com até 30 dias se recuperam imediatamente após o término da anestesia). Não haverá aumento de apetite.
Machos
· É mais simples que nas fêmeas;
· Ele continua guardião da casa e da família;
· O  animal fica mais tranquilo;
· Diminui os riscos de fugas, atrás de fêmeas;
· Diminui a necessidade de marcar território;
· Diminui o problema de latidos excessivos e uivos;
· Não terá câncer de testículo;
· Estará menos sujeitos a tumores anais.