Geologia
   As rochas expostas à superfície se encontram mais sujeitas a decomposição, que nada mais é do que a transformação de minerais mais complexos em mais simples.
Os tipos de rocha que existiram e existem em Maricá  condicionam o solo do município, e as  rochas de nosso  litoral  determinam e influenciam o contorno de nossa costa. 
Feldspato rosado - Camburi
Feldspato esverdeado - Santa Paula
  Dentro dessas reações, no qual o clima e topografia são fatores importantes e responsáveis pelo resultado final, o feldspato, um mineral comum no município, origina o caulim, que vai constituir a parte argilosa do solo.
  Junto com o quartzo, outro mineral abundante, forma o esqueleto do solo, que ao se juntarem ao ferro formam a coloração amarelada ou avermelhada de nosso solo maricaense.


Num corte de um morro, podemos observar marcas de várias cores, os veios dos minerais que o compõem, no sentido que os processos geológicos os colocaram. 
Interlagos
CamburixCamburixCamburi
 Quartzo leitoso, transparente ou enfumaçado são  encontrados no município. 
  Micas esverdeadas, negras, castanhas e brancas dão o brilho à muitas de nossas rochas e seus fragmentos são o toque dourado do solo do município. 
Mica negra - CamburixMica branca - BoqueirãoxMica verde escura - Boqueirão
  Já a coloração branca da areia de nossas praias, vem do quartzo, mineral abundante nas rochas do município, que fragmentado compõe em maioria as areias.

O desgaste das rochas aos poucos transforma blocos de rochas em seixos, e esses em grãos, sendo no fim transformados em minúsculas partículas de sedimentos de um minério mais simples.
Barra de Maricá
Jaconé
Recanto de Itaipuaçú
  Perto de rochas à beira mar, seixos junto à uma areia mais grossa são encontrados, produtos mais recentes do desgaste dessas rochas.

Nas rochas cristalinas, o início do arredondamento deve-se à propriedade de decomposição esferoidal. 
  Em algumas de nossas praias, o ferro também está presente, e se encontra misturado nela, geralmente abaixo da camada de areia fina branca superior que recobre a praia.
                                                       (reparar as linhas escuras>>>>>
Restinga
Restinga
   A reação com esse ferro que se encontra presente na areia forma com o passar do tempo  uma espécie de ferrugem ao redor de algumas rochas que ocasionalmente se encontram  nessas areias. 
Restinga
<
Uma argila muito clara é encontrada em alguns locais de baixo das areias claras de nossa restinga. 
Jaconé
   Em tamanho real, podemos observar o formato arredondado dos grãos de areia encontrados na praia, na base do morro de Jaconé. 
>
Espraiado "Pedras arredondadas" pela ação fluvial.
  Podemos observar em leitos de rios rochas arredondadas pelo rolar delas impulsionadas pela água, e em alguns granitos podemos observar também que o quartzo que o compõe, sofreu uma ação que lhe deu um contorno arredondado.
Santa Paula   Quartzo arredondado na composição desse granito.
BambuíxVista do paredãoxAmostra do local - Bambuí
  Nesse depósito de cascalho residual, os seixos, predominantemente de quartzo, estão concentrados na parte superior, mais de três metros acima do nível do mar. 
  Mares que já não existem à muito tempo, se encarregaram de arredondar esses blocos de quartzo, atualmente à beira de uma estrada em Bambuí.
Ponta do Fundão
   Escondidas pela vegetação, essas rochas no centro da Ponta do Fundão já foram ilhas, e atualmente se encontram ligadas ao continente.

A areia trazida pelos mares de outras épocas se acumulou ao redor dessas rochas e colaborou na formação da Barra de Maricá. 
Ponta do Fundão
 
 Por ser um assunto demais extenso, procure no índice as atualizações dele .
This page start on September, 30, 1999
Página atualizada em 10/03/2000
Last updated January 2007
Moira©PhotoDisc,Inc.