10/10/2008
Semana Mundial dos Animais
EM MARICÁ É ASSIM TAMBÉM, OU VOCÊ ACHA QUE TUDO ISSO É DIVERSÃO PARA A GENTE?

Mensagem de desabafo de uma Protetora
Este e-mail chegou atraves de uma lista de proteção animal. É o desabafo de uma protetora, um pouco exaltado, mas não deixa de refletir a pura realidade que os protetores de animais vivem no dia-a-dia. É leitura obrigatória para aqueles que adoram a frase "num tem um espacinho pra mais um ai?". Prá ser lido, pensado e repensado por todos aqueles que acham que protetores e OnGs têm “obrigação” de tudo…


MITOS E VERDADES QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE PEDIR “AJUDA” A UM PROTETOR:

- Não existe “Associação de Proteção Animal”. Ao menos não é da maneira que você pensa que seja.

Existem abrigos improvisados em residências, e sem exceção todos eles estão super lotados, com animais presos, em canis super lotados, confinados. A fome rondando a porta. Nem a SUIPA é exceção a regra de hiper superlotação.

A falta de recursos como moradora… O governo não ajuda esses locais.
O Bill Gates não ajuda esses locais.

É com dinheiro como o SEU que estes locais são mantidos. Dinheiro que precisa ser ganho de alguma forma. Ele não cai do céu; se o protetor não tiver um emprego, num fizer uns biscates ou seja lá o que for, nem ele nem os bichos comem.
Portanto esse local “mágico” só existe no seu imaginário. Se houvesse tal lugar, não haveriam bichos jogados na rua.

O único local que coleta TODOS os animais que você solicitar é o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou se você preferir, o nome popular: CARROCINHA.
São recolhidos aqui, ali, acolá, nas pequenas e grandes cidades e são eutanasiados em 3 dias. Eutanásia é um nome bonitinho para ABATE.
Depois de mortos os corpos são levados para um aterro, VALA COMUM, entende?

- “Alguém teria um espacinho? Eu dou a ração”!
Espacinho pode ser a sala da sua casa!!!! Que tipo de casa você pensa que vive um protetor? Diferente da sua?????

O cachorro faria sujeira e bagunça na sua casa? Ele faz na minha também! Seu marido não gosta? O meu também não! Você tem filhos? Eu também! Eu sou um ser humano igualzinho a você, não tenho super poderes…

E não é só de ração que vive um bicho.

Precisam de remédios, de panos para deitarem, de produtos de limpeza;viverem num ambiente sadio, precisam de banhos, de remédios para pulgas, de água para beber e para lavarem onde vivem, de alguém que cuide deles… E DE TEMPO e PACIENCIA!

De onde você tira que seu tempo é mais precioso que o meu???

- Protetor não tem problemas!? Ou você acha que só você pega gripe ou fica com febre ou tem conta de luz pra pagar???

Antes de pedir QUALQUER FAVOR a um protetor, leia isso…

- Tenho família, meus parentes adoecem, minha filha vai a escola, eu vou ao mercado, eu gosto de ter uma casa limpa e arrumada…

Eu sou igual a você, com a diferença que eu ponho a mão na massa enquanto você põe a mão na cintura.

Se for pedir para um protetor te “ajudar” com um bicho, lembre-se que ele está ajudando VOCÊ; VOCÊ que viu o animal. Todo protetor já tem em media pelo menos 5 a 10 animais em casa e sempre cuida de mais um monte na rua, pois não tem onde por!!

Será que é justo você persuadir, insistir, apelar emocionalmente para que essa pessoa leve mais um para casa?

Um que vai criar mais desequilíbrio, brigas, latidos, mais problemas com vizinhos…. Você pensa quem é que vai pagar a conta do veterinário? Ou acha que protetor tem isso de graça também???

Leve VOCÊ o bicho para a sua casa! Impossível que você não tenha um “espacinho”, um “cantinho”… E não me venha com essa historia de não posso porque isso ou aquilo.

Quando a gente quer, sempre pode. Levamos a vida passando por desafios e ultrapassando limites. A gente quando encontra um bicho realmente necessitado a gente também num pode, mas a gente faz! Então você pode também!! Se você realmente quiser você pode!

Não empurre seu problema para mim! Não empurre para outro protetor!

Se ainda assim pedir ajuda a um protetor, lembre-se que aquele animal é SUA RESPONSABILIDADE ENQUANTO ELE VIVER e não só nos dois primeiros meses. Ele deve ser sua primeira obrigação, e não “se sobrar uns trocos do seu salário”.

É obrigação, responsabilidade para sempre!

Doar esse animal para uma boa família deve ser sua meta e objetivo de vida!

Esse protetor deve receber tudo que solicitar para o animal, desde alimento (não seja mesquinho, a ponto de calcular quanto o bicho come.. se acha que o safado sem vergonha do protetor está “desviando sua ração” leve o animal para sua casa e controle você mesmo) remédios, vacina, castração, banhos e tudo mais.
Tudo por sua conta. Sem chorar, demorar ou reclamar.

Outras considerações:

- Carro de protetor:
Suja e fede se o bicho vomitar, urinar ou defecar IGUALZINHO O SEU. Quem disse para você que protetor gosta de ter bancos rasgados e cobertos de pelo? Também gasta combustível, óleo, manutenção, igual o seu.

- Fins de semana, feriados e direito a descanso. Nós também gostamos e precisamos, tem idéia do que é viver meses e anos sem nunca ter isso???

Feiras de adoção são cansativas. Vá você também ajudar levar seu animal para doar, limpar coco e agüentar adotante sem noção. Lembre-se, o interesse de doar deve ser seu acima de tudo!

Se você não tem dinheiro, não tem carro, não pode dar ração, não pode pagar tratamento, não tem tempo para ir a feiras, não pode fazer uma rifa para bancar, não pode pagar hotel, não pode levar no seu carro, não pode levar para sua casa, ou para a casa da sua tia, não pode buscar adotantes, não pode ser voluntário, não pode doar NADA DE VOCÊ em prol da causa, faz um favor? SAI FORA!

Pare de empurrar novos casos para as listas de e-mail ou abandonando escondido nas nossas portas, apelando para o nosso emocional, já tão abalado por tantos problemas. Se vira, engole a seco!

Tem milhares e milhares de animais abandonados pela cidade, ou você acha que só existe os que estão na rua na frente da sua casa?? Não podemos salvar todos. Não repasse mais um problema.

Nós sabemos bem quem trabalha na causa e está no sufoco no momento e quem só joga bomba para os outros resolverem. Não somos bobinhos. Nos conhecemos, nos ajudamos. Sabemos quem é quem aqui, pode ter certeza.

Provavelmente você não sabe disso, mas a porcaria do e-mail chantagista que você passou jogando um caso na lista TIRA O MEU SONO, TIRA MINHA PAZ. A minha e de todos os protetores da lista.

A gente fica mal, se deprime…

Não repasse mais, não peça mais!

Se não pode fazer NADA por esse bicho, depois de ler tudo que escrevi, ao menos tenha a decência de se calar.

Casas
de moradores de Maricá (sabe aquele lugar onde se come, se dorme, fica a família da gente?)
Em nenhum desses locais está escrito "abrigo" na porta. Pois é, mas todo dia e quase toda hora aparece alguém numa delas querendo largar mais algum bicho.
Sabia que tem protetor no Flamengo que mora assim??
Consegue imaginar o que é cozinhar, lavar e etc, com 40 cachorros dentro de casa??
Sabia que nessa residência são mais de 200 em Inoã?
Pra poder evitar brigas entre os 35 cães, a cozinha é tambem um canil. Você deve imaginar que é maravilhoso usar a geladeira ou cozinhar num lugar assim, não?
Interessa para voce, na casa de quem que abandonaram em Itaipuaçu, os cachorros "astros de TV" da antiga Manchete?
Alem de grávida, essa cuida (e paga a conta) de mais de 30 animais no caminho para Bambuí. E todo dia alguem vai lá pra tentar jogar mais algum bicho.

Esse senhor está com mais de 100 no Retiro. Voce ajuda como, só jogando escondido mais animais lá dentro??
Nessa casa no Condado, mais de 127 gatos conviviam com 6 cachorros. E enquanto os vizinhos jogavam veneno para matar os gatos, chegava sempre gente por lá para tentar deixar mais uns gatos. Ela e os bichos foram despejados por falta de pagar aluguel, foi reportagem na extinta Barraleste, lembram?
Nessa em São José, são mais de 30. Que milagres os donos da casa fazem para cuidar desses bichos??
Mais de 200 foram abandonados nessa casa perto de Ponta Negra. E todo dia alguns "bonzinhos" chegam escondido e deixam amarrados no portão mais alguns extropiados, tentando matar de desespero a senhora de quase 90 anos que mora ali sozinha e mesmo quase cega cuida de todos com sua muleta e sua pensão de hum salário minino.

6 sacos de ração para 30 dias e 250 cães. Como conseguem sobreviver nessa casa??

(ESPAÇO RESERVADO PARA A FOTO DA SUA CASA)

OU VAI CONTINUAR FINGINDO DE BONZINHO E EMPURRANDO TODAS AS DÍVIDAS E TRABALHOS PARA A GENTE?

O Grupo de Proteção Animal de Maricá não tem condições de resolver todos os problemas das pessoas, mas presta esclarecimentos de como resolver os problemas dos animais.

Ajude a combater a superpopulação e o abandono: procure um veterinário e castre seu cão ou gato, machos e fêmeas!