RETROSPECTIVA TERRITÓRIO LIVRE 2002
MAIO 2002
Maricá, Quarta, 29/05/2002
TEMPO - Tempo bom na cidade, e no centro às 20:00hs, a temperatura estava em 24 graus.
TAPETES E COPA DO MUNDO - O feriado católico mais a grande festa do futebol se iniciando, vão fazer um feriado prolongado para os brasileiros. Nas ruas, as pilhas de areia já estão organizadas para a confecção dos tapetes amanhã, assim como bandeirinhas e fitas verde e amarela aparecem em muitos locais. Alguns colégios já cancelaram as aulas na Segunda - feira, e mais uma vez tudo indica que o país vai parar. Vamos ter um feriado prolongado de esperanças, tanto de paz pela celebração de Corpus Christi, como de gols atrás de uma vitória nossa na Copa. E viva nosso Brasil de tantas faces!
CONCURSO DE CONTOS - Os textos finalistas do Concurso de Contos da parceria ACLM/MARICAJÁ, já estão todos aqui, click pra ver, e boa leitura !
Carros "embandeirados"
~~o~~
Maricá, Terça, 28/05/2002
NUVENS - Tempo meio nublado na cidade, e no centro às 23:30hs, a temperatura estava em 22 graus.
RECADO DO SITE: DANDO O "TRÔCO" PRA NUM TER UM "TRECO" - Estamos cada vez mais atolados de mensagens eleitoreiras recebidas de desconhecidos, que estão atrasando de toda maneira o trabalho do Site, e tudo combinando com a falta de lógica que predomina em todas as épocas pré-eleições. Enquanto em umas mensagens, partidários elevam o expoente máximo de seu partido como um Deus, em outras, partidários derrubam "com provas" os expoentes dos outros. Tá conseguindo ser mais chato que SPAM e vírus esse negócio. Como sempre, tem um monte de gente sentada, brigando pra ver quem vai decidir o que os que estão em pé trabalhando, devem fazer. E haja "pacença" para agüentar tanta baixaria, ignorância e grosseria vinda por e-mail. E a pergunta crucial, será que alguém tem interesse de apoiar algo que se apresenta através de umas grosserias dessas ? Só se for tão grosso como os que se apresentam desse jeito.
Dando o trôco
~~o~~
Maricá, Segunda, 27/05/2002
TEMPO - Tempo bom na cidade, e no centro às 23:50hs, a temperatura estava em 21,5 graus.
MARICÁ, CONTOS E CASOS - UMA ÁRVORE QUE SORRIA de Roberto Gimenez, foi o texto vencedor do concurso Maricá, Contos e Casos, concurso de contos da Academia de Ciências e Letras de Maricá em parceria com a Maricá Já, cujo autor foi contemplado com um computador da FRK. Click para ver o conto.
ESTÁ FALTANDO BOA VONTADE - "Está na hora da Prefeitura preparar Maricá para a nova era que esta chegando com uma rapidez enorme, com os seus benefícios e malefícios também, comuns ao progresso que todos nós aguardamos, mas com uma melhor qualidade de vida, que sem dúvidas, merecemos." O texto do nosso grande José de Souza Soares, você vê clickando aqui.
Roberto Gimenez
~~o~~
26/05/2002 # PARABÉNS, MARICÁ !
SOL - Domingão de Sol coroando o aniversário da cidade, e no centro às 23:50hs, a temperatura estava em 20 graus.
EDIÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO DE MARICÁ - Foram quase 48 horas direto envolvendo muita adrenalina, cobrindo uma série de eventos que aconteceram durante a festa dos 188 anos da cidade. Hoje só vamos colocar notícias coloridas, para combinar com a festa da cidade, então parapentes, desfiles, títulos de cidadão maricaense, premiação do concurso de contos da Academia de Ciências e Letras de Maricá em parceria com a Maricá Já, e muitos eventos mais você vê clickando aqui. Mais registros dos acontecimentos vão ser apresentados durante a semana em nosso jornal, e no geral, foi uma enorme festa, Maricá merece !
PARABÉNS, MARICÁ !
~~o~~
Maricá, Sexta, 24/05/2002
TEMPO - Sol e chuvas no dia da cidade, e no centro às 22:00hs, a temperatura estava em 20 graus.
...............Coluna de São José
FUGITIVOS NA RESTINGA - O que está correndo solto no bairro é a presença de fugitivos de Araruama escondidos na restinga, na altura de São José. Já foram encontrados às 4 horas da manhã por um pescador, vistos à noite pelo bairro, além de, depois do aparecimento deles, terem acontecido tentativa de arrombamento numa casa e assalto em outra. Fora o fato de um barraco de pescador na lagoinha ter sido desmontado (telhas e etc, muito provavelmente para fazer um abrigo no meio da restinga). De dia se entocam na restinga e de noite perambulam pelo bairro... O disque-denúncia foi avisado mas, até agora, necas de nada. Enquanto isso, a população reza, se tranca toda, o comércio fecha cada vez mais cedo e o medo impera...
Mais lixo pra restinga hoje...
FOLGADOS - Antess da estrada entrar em obras na altura de São José, a Telemar fez um corte na rua principal do bairro, para cruzar seus cabos pela rodovia. Só que até hoje a valeta cavada pela empresa continua tapada apenas por aterro. E com as últimas chuvas, o que rolou foram buracos no meio da rua, exatamente na travessia de pista principal de São José, pondo em risco, se não vidass, pelo menos tornozelos. Cabe a quem exigir que a Telemar refaça o asfalto que ela mesma esburacou?
~~o~~
Maricá, Quinta, 23/05/2002
NUVENS
- Tempo nublado, com chuvas esparsas sobre a cidade, e no centro às 20:30hs, a temperatura estava em 21,5 graus.
CRISE NO COMÉRCIO - Cada vez são piores as notícias que chegam sobre o fraco movimento do comércio na cidade. Lojas desocupadas acabam sendo direcionadas para outros fins, e não está sendo novidade ver que alguns pontos comerciais, estão sendo cedidas a preço bem baixo, para moradia de famílias, às vezes mais de uma, e muitas vezes dividindo um espaço que não tem nem banheiro.
OS DIREITOS DOS DEFICIENTES FÍSICOS
- "O que o portador de deficiência física deseja, é participar do dia-a-dia sem precisar de ajuda de outras pessoas, no sentido da sua locomoção. Seja ele um deficiente visual, físico, ou auditivo, o importante é que tenha facilidades no seu ir e vir. Alias, é bom observar que são direitos assegurados em lei." Só que nem sempre isso acontece, veja clickando aqui o texto de nosso grande Zé de Souza.
Loja " residencial "
~~o~~
Maricá, Quarta, 22/05/2002
CHUVAS - Tempo chuvoso durante todo o dia, e no centro às 23:00hs, a temperatura estava em 23 graus.
...............Coluna do Enorê Rodrigues
UMA "BESTA OBJETO" PAGANDO PELAS "BESTAS HUMANAS" - Já havia enviado minha colaboração para o Território livre quando fui chamado na rua 36 onde uma conhecida nossa , trabalhadora , que faz transporte escolar , estava aos prantos ao colidir seu instrumento de trabalho contra um poste após deslizar na incompetência do Ricardo e seus "Ricardetes". Não dá para continuar com este DESGOVERNO demagogo e incompetente. "" ËLES" não se preocupam nem com as vida dos outros. É perigo na ponte , é perigo nas ruas de lama , é perigo na total negligência da saúde pública. Ricardo, a sua renúncia seria a salvação deste povo tão sofrido. Vai e leva junto todos os seus "RICARDETES". Em nome do Pai, Filho, Espirito Santo, Amém.
DANÇANDO NA CHUVA - Veja a matéria ilustrada clickando aqui.
(Foto Enorê )
~~o~~
Maricá, Terça, 21/05/2002
NUVENS - Tempo nublado no dia da cidade com chuvas no período da noite, e no centro às 21:00hs, a temperatura estava em 26 graus.
FAIXAS VERSUS ANIVERSÁRIO DA CIDADE - Para onde se olhe no centro, vê-se uma cidade coberta de faixas feitas em série, cheias de elogios ao governo municipal, seja por obras, sejam por asfaltamento, sempre assinadas pelo tal "povo" que não se descobre quem seja. Completando o tema, frases como "O que esses vereadores e advogados fizeram por Maricá nos últimos 10 anos?", aparecem escritas em muitas. Para economizar assunto, já que esqueceram de colocar nesse tipo de faixas, alguma frase tipo "Feliz Aniversário, Maricá", parece até que a festa na cidade é o aniversário do Prefeito.
ADIVINHE SE PUDER - O assunto já foi comentado aqui, e agora foi ilustrado. Click para ver.
Rua do IQS
~~o~~
Maricá, Segunda, 20/05/2002
TEMPO - O tempo continua bom no município, e no centro às 23:00hs, a temperatura estava em 27,5 graus.
...............Coluna de São José
POUCO CASO - De nada adiantou termos denunciado aqui na coluna o fato de dois cadáveres estarem largados há semanas na restinga. Um continua perto da "igrejinha" e o outro, parcialmente encoberto, no "maracanã". Será que isso já se tornou normal para as autoridades policiais? Para esta coluna, cadáveres debulhados ao léu na restinga continua sendo completamente absurdo.
APALMA - Realizada ontem a Assembléia Geral Ordinária da APALMA, tratou de prestação de contas e de projetos do ano anterior, projetos para o ano vigente e formação de Comissão Eleitoral que coordenará a inscrição de chapas para a próxima Diretoria da Ong.
Maracanã
~~o~~
Maricá, Domingo, 19/05/2002
TEMPO BOM - Sol com um pouquinho de névoa sobre cidade, e no centro às 20:00hs, a temperatura estava em 27 graus.
MAIS PARABÉNS PARA OS ASAS DO ASFALTO - Hoje um grupo organizador da festa do 1º Aniversário dos Asas do Asfalto, se reuniu na sede do grupo em Itapeba para um churrasco, e fez a distribuição das arrecadações de alimentos que conseguiram no dia da festa. A alegria sobre 2 e 3 rodas foi a um abrigo de idosos e a um abrigo de crianças, locais onde o dia acabou sendo bem diferente do que costumeiramente. Apesar da dificuldade de se localizar esses tipos de instituições carentes no município, pois até na prefeitura não haviam registros, o povo bom do Asas do Asfalto correu atrás, e localizou sorrisos muito especiais para receberem as doações, sorrisos esses que agora fazem parte do acervo de imagens de nosso Site, e cujas imagens você pode ver clickando aqui.
Alegria sobre 3 rodas
~~o~~
Maricá, Sexta, 17/05/2002
TEMPO - Tempo continua bom na cidade, e no centro às 20:30hs, a temperatura estava em 27 graus.
...............Pirilampo Cultural
C O N C U R S O PIRILAMPO INFANTIL - Muita gente tem perguntado o que significa o pirilampo. Pirilampo é o mesmo que o vaga-lume, aquele bichinho parecido com besouro, que voa com seu piscapisca verde na traseira iluminando as noites das cidades. Para acabar de vez com esta dúvida, o Jornal O PIRILAMPO está lançando o concurso literário, em que pode participar com contos ou historias infantis sobre o pirilampo. As inscrições estão abertas ate o dia 15 de Junho. História Infantil vencedora, ganhará como prêmio uma camiseta do O PIRILAMPO, alem de ter seu trabalho publicado no site do Jornal impresso O PIRILAMPO. O texto será no corpo 10, tendo no máximo 30 linhas. Que podem ser enviados para: Estrada Real de Maricá, Km 24 - Qd. 3/a - Ponta Grossa - Maricá - 24900-000. Ou pelo site: jornalopirilampo.hpg.com.br . Fone do Pirilampo: (21) 2637-5838
Concurso Pirilampo
~~o~~
Maricá, Quinta, 16/05/2002
TEMPO - Sol no dia da cidade, com elevação da temperatura, e no centro às 20:00hs, a temperatura estava em 28,5 graus.
...............Coluna do Enorê Rodrigues
PARA REFLEXÃO I E PARA REFLEXÃO II - Click aqui, e veja duas imagens para muita reflexão...
MINISTÉRIO PÚBLICO EM AÇÃO - Assistindo nesta quinta feira o programa Wagner Montes , o Ministério público , em atendimento a uma reclamação de uma moradora de Maricá , de nome Alice , respondeu , através de ofício ao programa que várias irregularidades estão sendo apuradas no Município de Maricá. Que vergonha...
DEPOIS DA TEMPESTADE... - Não percam , depois que a chuva desabar a rua 36 vai se tornar uma pista de patinação. Preparem os guinchos da Nossa Senhora do Amparo, os ônibus não chegarão ao ponto final .
Foto Enorê Rodrigues
~~o~~
Maricá, Quarta, 15/05/2002
TEMPO BOM - Continua o tempo bom na cidade, e no centro às 21:00hs, a temperatura estava em 27,5 graus.
...............Comunidades em Ação
MAIS UM PARA COMPOR O TIME DOS DESINTERESSADOS DO DIREITO DO POVO - "Seu Utopiades" é aquele candidato que sonha em ser prefeito, estava ele conversando com Cantarell : "Veja bem, meu amigo Cantarelli, como posso avaliar um vereador que foi eleito pelo PFL com 503 votos, que teve sua candidatura ameaçada por ter seu domicilio fora do município, que foi um dos responsáveis pela instalação da CPI, isto porque o mesmo tem um conhecimento profundo das formalidades que regem a política, 'quiçá' ele ter sido o verdadeiro responsável da estratégia que foi usada para aprovação da CPI. Como posso agora entender, este edil estar pedindo o arquivamento da mesma, e fazer elogios ao prefeito, no programa de rádio do mesmo? Para mim fica difícil entender, espero que os 503 eleitores que votaram nele possam entender."
Juvandir muda de time
~~o~~
Maricá, Terça, 14/05/2002
TEMPO - Tempo bom na cidade, e no centro às 21:00hs, a temperatura estava em 26,5 graus.
...............Grupo de Proteção Animal de Maricá
UM INOCENTE CONDENADO À MORTE - Encontrado maltratado e machucado, e abandonado pelos donos no meio de uma rua, e asilado agora numa gaiolinha de uma clínica veterinária particular, este belo Rotweiller de aproximadamente 1 ano e meio está com seus dias contados, por não haver mais da onde tirar verba para pagar sua estadia na clínica, conta que está sendo bancada desde Sexta-feira quando o animal foi encontrado, pelo grupo de protetores de Maricá, grupo esse já pra lá de endividados por salvar animais no município. O crime desse animal foi ter nascido, nascimento esse que rendeu dinheiro para o canil que o vendeu para algum ser abjeto irresponsável que só o queria como símbolo de status, mas que depois logo o descartou. E é claro, quem quer que seja que negociou esse animal, não vai aparecer mesmo agora para ajudar na situação, nem colaborar para pagar a conta da clínica veterinária.
SOU INOCENTE !
AJUDEM ! - Como sempre estamos em desespero, como sempre os que deveriam ajudar se omitem, e como sempre, serão os que não tem condição financeira e já estão sobrecarregados de animais, dívidas e serviço que vão tentar mais um milagre. Estamos agora implorando por um ser realmente humano que assuma esse infeliz, para que não seja sacrificado, pois o altamente carente grupo de protetores, está eternamente numa situação desesperadora por não terem nem local para abrigar tantos animais que são diariamente descartados. Por favor, faça contato clickando aqui, e ajudem a salvar esse inocente !
~~o~~
Maricá, Segunda, 13/05/2002
SOL - Tempo bom na cidade, e no centro às 22:50hs, a temperatura estava em 25 graus.
RETROSPECTIVA DAVIRAN - Numa realização da Prefeitura Municipal de Maricá, Secretaria de Educação e Cultura, e Superintendência de Cultura, está acontecendo na Casa de Cultura, uma Retrospectiva do Daviran, onde muitas das suas obras geniais se encontram expostas. O ponto de vista único do artista, traz para perto dos observadores das obras, aspectos inusitados do cotidiano, onde brilha a criatividade do artista. Os "lugares-comuns" se tornam incomuns nas mãos do artista, pois só mesmo Daviran, para estando na França, escolher para tema de suas telas, os bueiros de Paris... Não dá para perder, ou ver só uma vez: está realmente genial a Retrospectiva do Daviran.
(Lata de)Óleo sobre tela(de galinheiro)
~~o~~
Maricá, Domingo, 12/05/2002
TEMPO - Tempo entre bom e meio nublado na cidade, e no centro às 21:30hs, a temperatura estava em 25,5 graus.
PARABÉNS, ASAS DO ASFALTO ! - Uma grande festa aconteceu na Rua 13, na Barra de Maricá, com apoio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e enorme presença de público e motociclistas, alem de políticos e autoridades. Foi o 1º Aniversário do Moto Clube Asas do Asfalto, que durante a festa, foi batizado por seu padrinho, o Moto Clube Caveiras do Asfalto, numa grande confraternização, onde alem da moçada boa do Itaipuaçu Moto Clube, registramos a presença de uma enorme quantidade de outros Moto Clubes até de fora de nosso estado. Hoje muitos motociclistas e suas incríveis máquinas ainda continuavam pela cidade, e durante o dia, mais exibições aconteceram, dessa vez na Praça da Cultura, transformando todo o evento numa enorme festa. Click aqui, e veja mais do 1º Aniversário do Moto Clube Asas do Asfalto.
Festa para os Asas do Asfalto
~~o~~
Maricá, Sexta, 10/05/2002
TEMPO ESFRIANDO - Tempo bom com nuvens no dia da cidade, e no centro às 20:30hs, a temperatura estava em 24,5 graus.
O SACO DAS FLORES PRECISA DE PAZ - "É com enorme tristeza que tomo conhecimento de que o bairro de Saco das Flores tem vivido ultimamente em constante estado de guerra, registrando um índice de violência bem elevado, para uma cidade interiorana, que tem uma população como a nossa, que abomina acontecimentos deste tipo. Mas, quem conheceu a tranqüilidade que ali sempre existiu, fica assim sem saber o que dizer e só lamenta porque ainda não se tomou nenhuma providência para que venha reinar a paz naquele local." O Saco das Flores é o tema desse texto de nosso grande Zé de Souza, click pra ver. (Foto acervo Édio Muniz)
40 anos atrás havia flores...
~~o~~
Maricá, Quinta, 09/05/2002
TEMPO - Chuvinhas finas agora de noite na cidade, e no centro às 23:40hs, a temperatura estava em 25 graus.
...............Comunidades em Ação
EXTRA, EXTRA !!! - Os vereadores Gilson e Pravadelli mostram a nossa reportagem NOTAS FISCAIS DE COMPRAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MARICÁ, SEM ESPECIFICAÇÃO DOS PRODUTOS, E COM UM PRECINHO.... !!! Click pra ver !
...............Jornal Costa Verde
BUSCA E APREENSÃO - Sindicato dos Servidores Públicos e Estatuários do Município de Maricá, nos AUTOS do MANDADO DE SEGURANÇA impetrado contra Prefeitura Municipal de Maricá, requere que seja providenciada a BUSCA E APREENSÃO DOS AUTOS, junto a Procuradoria Geral do Município. Click para ver o documento.
Gilson e Pravadelli
~~o~~
Maricá, Quarta, 08/05/2002
NUVENS - Tempo meio nublado na cidade, e no centro às 23:50hs, a temperatura estava em 26,5 graus.
2 ANOS DE JORNAL TERRITÓRIO LIVRE - Por aqui já passaram mais de 700 edições diárias de notícias (e sem contar os plantões !), sempre mostrando o que realmente acontece na cidade. Jornalistas ou não, nossos leitores colaboram muito com suas mensagens, seja enviando notícias, seja corrigindo algo que seja necessário, o que nos faz ter certeza da compreensão por parte de vocês, de alguma falha de nossa parte devido a isso. Cultura é nossa área, e não política, a qual deixamos sob o controle dos internautas, mas ao final, é sempre a definição de democracia o tema que mais nos interessa. Um obrigado enorme à vocês, e viva os 2 anos de nosso jornal !
ARTE - Estamos com mais um monte de trabalhos de nossos artistas maricaenses, click para ver!
Artes de Maricá
~~o~~
Maricá, Terça, 07/05/2002
TEMPO - Tempo bom na cidade, e no centro às 20:00hs, a temperatura estava em 27 graus.
CURIOSIDADES "FILÔMETRICAS" - Uma enorme quantidade de gente tem sido vista diariamente no escritório do TRE no centro da vila, com a fila kilômetrica permanecendo por todas as horas do dia, e agora de noite ainda era muito grande a quantidade de pessoas se aglomerando pelo local. Na fila foram localizados moradores do município atualizando cadastros por motivos diversos, jovens em busca do título, e para uma cidade onde todo mundo praticamente se conhece de algum lugar, está atraindo curiosidades é haver uma grande maioria de desconhecidos nessa fila.
Fila kilômetrica
~~o~~
Maricá, Segunda, 06/05/2002
NUVENS - Tempo nublado, e no centro às 20:00hs, a temperatura estava em 26 graus.
RESSACA - A virada do tempo está sendo acompanhada pela mudança de humor das águas de nossa costa, e altas ondas estão estourando na orla. Uma grande planície entremeada de lagamar surgiu na praia, atraindo muitos "maçariquinhos" que estão caçando os mariscos deixados expostos pelo lavar das ondas. Mais uma vez quase levamos um tremendo "caldo" para conseguir fotografar os detalhes, e um registro virtual da cena, você vê clickando aqui.
FUGA E PRISÃO - 53 condenados fugiram do cárcere de Araruama ontem, e dos 15 já recapturados, 8 foram encontrados na madrugada de hoje em Inoã. A fuga em massa foi decorrente de uma tentativa para libertar 3 presos em Araruama.
Altas ondas hoje
~~o~~
Maricá, Domingo, 05/05/2002
TEMPO BOM - Domingo de tempo bom no município, e no centro às 23:50hs, a temperatura estava em 25,5 graus.
ANIVERSÁRIO DE ITAIPUAÇU - Faixas, fogos, barraquinhas música e diversos eventos organizados pela prefeitura movimentaram muito Itaipuaçu nesse final de semana, atraindo gente até de bem longe, que veio ver de perto a alegria acontecendo nas ruas. A festa de aniversário comemora os 52 anos da localidade, e no Jardim Atlântico, foi muito grande a animação de noite, após a solenidade de abertura das comemorações na Rua Um, que ficou com parte dela fechada ao transito de veículos, para garantir espaço ao público e a instalação de muitas barraquinhas. Na orla, muitas faixas eram visíveis, parabenizando o aniversário da localidade. Parabéns, Itaipuaçu, muitos mais anos de vida!
Parabéns, Itaipuaçu !
~~o~~
Maricá, Sexta, 03/05/2002
TEMPO - Nuvens pela manhã, Sol durante a tarde, e chuvas caindo agora de noite no município, e no centro às 21:00hs, a temperatura estava em 25,5 graus.
EMBARAÇOS - Uma coisa boas das chuvas, é que apesar do lado da bagunça que a água caindo do céu faz, por outro lado limpa outro tipo de bagunça que vem de cima. Estamos falando de pipas, e seus restos que ficam embaraçados nas fiações aéreas que cortam nossa cidade. Em alguns locais, os restos de pipas chegam a fazer sombra como arvores, e só salvam a situação, chuvas fortes como a de ontem, que conseguiu limpar um tanto desses restos embaraçados, que decididamente, "enfeiam" muito mesmo nossa cidade. Veja a situação "melhorada" depois das chuvas de ontem, clickando aqui .
Oh, céus !
~~o~~
Maricá, Quinta, 02/05/2002
NUVENS
- Tempo nublado, tendo chovido forte por toda a manhã de hoje, e no centro às 23:00hs, a temperatura estava em 25 graus
SUBINDO E DESCENDO DO CÉU - Mais uma chuva enchendo a cidade de poças de lama, e pra não colocarmos alguma imagem triste e enlameada, optamos por coisas mais alegres, como as imagens que o Torres dos parapentes nos enviou, sobre vôo à fantasia. O Torres, um fanático pelo esporte, organizador do 1º Vôo à Fantasia em Maricá, alem de presidente de associação de voadores, pra ficar mais tempo ainda perto do céu de Maricá está construindo casa no Caxito, meio de caminho pro Camburi. E você sabia que as firmas que patrocinam eventos desportivos legalizados desse nível, podem descontar integralmente o valor referente ao patrocínio, do Imposto de Renda ? Propaganda boa e barata para seu produto não existe melhor, entre em contato, cotas de patrocínio a partir de R$ 350,00 Reais. Veja mais clickando aqui, é mesmo o maior barato !
Flintstone on the air
~~o~~